Como a umidade relativa do ar impacta na saúde

Como a umidade relativa do ar impacta na saúde
Data: 03/11/2022 | Postado por: Marketing | Categoria: Saúde
A A- A+

Em geral, a população sente as mudanças da umidade relativa do ar conforme as variações climáticas ocorrem. Alterações nas temperaturas ocasionam mudanças na qualidade respiratória, no bem-estar e prejudicam sobretudo àqueles que possuem alergias, renites ou asma.

As altas temperaturas alteram a umidade atmosférica, que é representada pela quantidade de moléculas de água existente no ar, pois essas se dispersam em forma vaporizada.

 Os índices de umidade relativa interferem em diferentes níveis na temperatura, na incidência de chuvas, na sensação térmica e, inclusive, na saúde e bem-estar das pessoas.

A umidade relativa do ar é influenciada e determinada por diversos fatores, entre eles a maritimidade, movimentação de massas de ar, características da região, como a vegetação, além da sazonalidade de chuvas. Além desses aspectos interferirem na quantidade de umidade presente no ar, eles alteram a sensação térmica, que é diferente da temperatura.

 

Temperatura x Sensação térmica

 

A temperatura é uma grandeza física objetiva, ou seja, ela é especificamente mensurada e comparada através de métodos e critérios estabelecidos. Já a sensação térmica, bastante usada em previsões meteorológica, é mais subjetiva e mais complexa do que a aferição térmica. Sua medição é realizada através de diversos fatores como localização, tolerância ao frio de cada pessoa, além de ser influenciada pelo vento, sombras e umidade do ar.

Ao apresentar a média da sensação térmica, a meteorologia ou noticiários informam uma medição climática que considera o vento como item determinante. Ou seja, a temperatura ambiente e a velocidade do vento são as bases para medir a sensação térmica que é divulgada.

 

A umidade do ar para o nosso organismo 

 

Quanto mais úmido o ar, maior a dificuldade da transpiração evaporar, ou seja, ela tende a ficar mais visível, formando pontos de transpiração nos poros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível adequado de umidade do ar é entre 40% e 70%, abaixo disso há dificuldade de respiração, irritação das mucosas, podendo causar até sangramento nasal devido à baixa lubrificação das vias respiratórias.

Dessa forma, a utilização de climatizadores evaporativos auxilia na redução da temperatura e melhora o bem-estar em casa, ambientes comerciais e indústrias.

Compre agora

seu climatizador
pelo WhatsApp!

Política de privacidades

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Saiba mais